PROJETO REDES CRIATIVAS DO VALE DO RIO CUIABÁ

PANORAMA DO SETOR

A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. Segundo mapeamento da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) divulgado no final de2015, o PIB da indústria criativa foi de R$ 126 bilhões em 2013, cerca de 2,6% do total do País, com potencial de crescimento para 10% anual.  

O conceito, de Economia Criativa foi definido pelo professor inglês, John Howkins, em seu livro “The Creative Economy”, que a considera como “atividades nas quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos”.

De forma clara, é todo tipo de negócio gerado a partir da criatividade, que, como o próprio nome diz, é o pilar desse novo formato de economia. É importante destacar que, para ser considerado parte da economia criativa, o negócio precisa gerar algum tipo de valor, seja para quem o produz ou para quem é o público do produto gerado.

O Projeto Redes Criativas do SEBRAE MT, atua junto aos empreendedores criativos prioritariamente com os setores: audiovisual, negócios digitais, artes cênicas e música dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, visando o aumento da competitividade dos empreendimentos por meio da atuação em rede, do acesso à novos mercados, do estímulo a geração de negócios e a inovação de produtos e serviços.

 

 PÚBLICO ALVO

Microempreendedores Individuais

Microempresa

Empresas de Pequeno Porte prioritariamente dos segmentos do audiovisual, artes cênicas, negócios digitais e música.

 

NÚMEROS

PIB da indústria Criativa no Brasil
R$ 126
bilhões em 2013

2,6%
do total do País

Potencial de crescimento:
10%
anual


*fonte: FIRJAN

Estratégias

  • Fortalecimento da integração entre as atividades criativas
  • Ampliação da rede de negócios
  • Inovação e Tecnologia aplicada aos canais de distribuição, comunicação e aproximação com clientes
  • Promoção de ambiente de geração de negócios - aproximação comercial com grandes empresas; encontros de negócios; internacionalização dos produtos e serviços
  • Conexão entre as atividades criativas - efetivação de parcerias, principalmente com labs; meet up; plataformas de conexão; movimento maker; formação de redes de negócios
  • Fomento a atuação em cadeias de valor-? Promoção da rede de negócios; encontros de negócios
  • Inteligência Competitiva - levantamento de redes criativas existentes; mapeamento das conexões possíveis; estudos sobre oportunidades de mercado; disseminação de informações estratégicas sobre o segmento e a atuação em cadeias de valor
  • Políticas públicas - contribuir para a formulação de ações de políticas públicas relacionadas à melhoria do ambiente legal, inclusão produtiva, formação técnica e estímulo ao empreendedorismo relacionado às redes e economia criativa

RESULTADOS

No ano de 2017, os principais resultados alcançados para o público com as ações do projeto foram:

• Aumento do índice de competitividade dos pequenos negócios atendidos pelo projeto em 18%;

• Aumento no faturamento médio dos pequenos negócios atendidos pelo projeto em 13%;

• Aumento do número de mercados, em 15 novos mercados

 

 

 

AGENDA & EVENTOS

•   Curso Elaboração de Projetos Culturais

•   Programa de Capacitação para Empresários do Setor Audiovisual

•   Curso de Music Branding e Exportação para música 

•   Missão Técnica Summit SC

•   Curso Desenvolvimento de Séries

•   Encontro de Negócios para música

 

 

NOSSOS CLIENTES

A experiência foi enriquecedora, nos situou mostrando quanto caminhamos e quanto podemos caminhar. Volto com muitas ideias de como expandir nossa empresa, aumentando emprego, gerando renda, principalmente, com imensa satisfação pessoal por toda riqueza cultural que nos foi proporcionado. Conheci lugares que me foi profundamente inspirador. Gratidão a equipe Sebrae”

Solei Bento Clemente


Missão Técnica de Economia Criativa MG

“O Sebrae MT foi nosso parceiro perfeito para a profissionalização do setor audiovisual, possibilitando as condições ideais para a transferência de conhecimento e relacionamento com o mercado”

MARCELO OKAMURA, MTO2 MARKETING E PUBLICIDADE


Referente ao trabalho do Sebrae com o Audiovisual

“A Rio2C para mim representa um incrével oportunidade de: conhecimento, evolução, contúdo. co-produções. esclarecimento de leis e editais, efim abertura de horizontes para as pessoas e empresas, que sejam do setor ou não.”
Tati Mendes
Cia D'Artes


Missão técnica Rio Content Market | Rio de Janeiro

Gestora do projeto

 

Paula Grasielle Leal Bruehmueller
Analista Técnico no Sebrae-MT

Gestora do Projeto de Redes Criativas, prioritariamente com os setores 
de Audiovisual, Artes Cênicas, Música e Startups.

TOPO