Projeto Brasil Central Turismo

O PROJETO

O potencial do turismo para o desenvolvimento sustentável é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos principais setores de geração de emprego do mundo. A atividade oferece oportunidade de subsistência, ajuda a reduzir a pobreza e direciona as atividades produtivas para o desenvolvimento e inclusão social. A meta da Organização Mundial do Turismo (OMT), ao designar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, é ampliar a compreensão e conscientização da importância do turismo no compartilhamento do patrimônio natural, cultural e distribuição da riqueza proporcionada pelas viagens

PÚBLICO ALVO

Micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do turismo, sendo eles:

• Meios de hospedagem
• Serviços de alimentação de interesse turístico
• Serviços de operações e agenciamento turísticos
• Serviços de transporte turísticos
• Empresas de entreterimento e lazer e produção associada ao turismo

Além de aderidas ao projetos e locilazadas nos munícipios que compõem a área de abrangência do projeto - Chapada dos Guimarães, Poconé e Nobres/Mato Grosso.

NÚMEROS

O Turismo corresponde no Brasil
3,7%
do Produto Interno Bruto (PIB)

7,3 milhões
de empregos diretos e indiretos

Em 2017 entraram no Brasil
6,5 milhões
de pessoas.


*fonte: CNM e Ministério do Turismo

Estratégias de Atuação

O objetivo do projeto é posicionar o Brasil Central Turismo como destino turístico integrado e de qualidade nos cenários nacional e internacional, com maior ênfase no mercado interno promovendo. de forma inovadora, o acesso a mercados para p público alvo. em busca de maior competitividade do destino e favorecendo o desenvolvimento turístico regional sustentável. Para alçançar o objetivo as estratégias:

  • A Casa Itinerante Brasil Central abriga manifestações culturais, mostra de gastronomia regional, e mostra e comercialização de artesanato, projeção de filmes 3D sobre turismo/imagens da região, rodada/encontro de negócios, experiências sensoriais e vivenciais, marketing digital e material promocional para profissionais do setor e público final que incorpore os princípios de sustentabilidade e sensorialidade (visual, olfativa, táctil). Proporcionando, desta forma, a inserção de produtos e serviços turísticos integrados do Brasil Central para serem ofertados ao mercado.
  • Brasil Central Week: Visando promover o turismo regional o evento itinerante de caráter promocional e comercial, com objetivo de divulgar o Brasil Central em mercados emissores de curta distância/intrarregional (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).
  • Brasil Central Experience Trip: estratégia de marketing focada na realização de programas especiais de viagens de familiarização para o destino Brasil Central, voltados para agentes de viagens/operadores de turismo/operadores incoming/blogueiros de viagem/jornalistas especializados tais programas terão forte caráter vivencial e deverão encantar os participantes com o produto turístico apresentado, visando ampliar a comercialização dos destinos e a potencialização da imagem positiva do mesmo, melhorando o relacionamento com o público a que se destina.
  • Ferramentas de Inserção Digital e Interatividade: estratégia de marketing focada no desenvolvimento de ferramentas de inserção digital e ambientes de imersão digital, interatividade, realidade virtual e aumentada, bem como na utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores mais rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

RESULTADOS

•   As pesquisas de monitoramento do projeto demonstram que houve um incremento de 23% de roteiros integrados do destino Brasil Central nas principais operadoras nacionais.

 

AGENDA & EVENTOS

•   Casa Itinerante Brasil Central Turismo - Belo Horizonte/MG - Setembro/2018

•   Rodada de Negócios ABAV - São Paulo/SP - Setembro/2018

•   Missão Técnica Turismo Sustentável - Bonito/MS - Outubro/2018 

•   Missão Internacional Turísmo - Peru - Dezembro/2018

NOSSOS CLIENTES

Hoje 70% dos meus clientes são da região, os outros 30%vem de fora. Agora com o Brasil Central divulgando o Centro Oeste, eu espero que fomente o turimo na região e nós, microempreendedores, possamos crescer mais também. Costumo dizer que a criançada que fica emocionada, e os adultos voltam a ser crianças. É diverção para todas as idades
Ademar Rodrigues dos Santos
Proprietário da agência e pousada Estância da Mata


Brasil Central Turismo | Mato Grosso

Gestora do projeto

 

Marisbeth Maria Gonçalves
Analista
Técnico no Sebrae-MT

Gestora do Projeto Brasil Central Turimo.

TOPO